Pão de queijo (para congelar)

Pão de queijo 7

 

Cada receita rende mais ou menos uns 40 pães de queijo de tamanho médio. Ou seja, ela sai mais barato e é bem mais saudável que o pão de queijo congelado do supermercado (aquele que contém o aroma “idêntico ao natural” de queijo)

 

Pão de queijo 1Pão de queijo 2Pão de queijo 3Pão de queijo 4Pão de queijo 5

INGREDIENTES

  • 500g de polvilho azedo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 100ml de água
  • 80ml de óleo
  • 180ml de leite integral
  • 2 ovos
  • 300g de queijo minas curado ralado

MODO DE PREPARO

Em um bowl misture o polvilho e o sal. Reserve.

Em uma panela coloque a água, o óleo e o leite. Assim que levantar fervura, derrame sobre o polvilho e vá mexendo com uma colher até ficar morno.

Adicione os ovos um de cada vez e continue mexendo com a colher. Quando conseguir tocar na massa, passe a mexer com a mão.

Incorpore o queijo ralado até ficar bem distribuído pela massa.

Prepare 2 formas forrando com papel alumínio. Faça as bolinhas com a massa (as minhas ficam um quase do tamanho de uma bola de ping pong) e coloque na assadeira. Não precisa deixar muito espaço entre as bolinhas porque elas vão para o congelador.

Leve as formas ao congelador por cerca de 4 horas, até a massa ficar completamente dura. Retire o pão de queijo congelado das formas e coloque em saquinhos ziplock. Volte ao congelador.

Quando for assar: pré-aqueça o forno a 200 graus (o forno demora mais ou menos 10 a 15 minutos para pré-aquecer). Quando o forno já estiver quente, retire o número desejado de pães de queijo do congelador e coloque sobre uma forma forrada com papel manteiga. Leve ao forno por 20 minutos. O pão de queijo entra no forno congelado mesmo.

Xícara de chá.

Deixe uma resposta