Sophia Vogel.

Como seria se você fizesse exatamente o que faz vestido, porém sem roupas?

Você lembra-se quando era pequeno(a) e lhe disseram que não, você não poderia sair pra passear sem suas roupinhas? Muito provavelmente não recorda-se deste pequeno momento de arroubo libertário, logo vencido pela superioridade de seus pais ou quem lhe impôs esse mandamento pudico. Mais tarde no entanto percebeu que o a questão era bem mais ampla do que sua casa e um jardim e/ou quintal.

Daí vêm dois caminhos básicos: a resignação — seja por concordar com a norma; seja por faltar disposição para rebater — ou a transgressão — meramente moral, mas podendo ainda ser até mesmo ilegal. Apesar disso permanece o direito de despir-se e ficar completamente à vontade dentro de sua casa, seja realizando suas tarefas domésticas; seja simplesmente lendo, praticando seu hobby ou mesmo num encontro com amigos íntimos (encontros não sexuais, evidentemente).

Os adeptos mais radicais do naturismo vão além e defendem a nudez mesmo em espaços públicos que não sejam praias dedicadas, a exemplo de algumas cidades que permitem a prática. As controvérsias são várias e seus efeitos chegam ao ponto da simples opção por não usar roupas ser menos aceitável (legal e moralmente) do que fumar um baseado de maconha, por mais polêmica que seja a “erva do diabo”. Enquanto países inteiros legalizam a marijuana.

E aqui entra o projeto With and without da Sophia Vogel: mostrar a naturalidade da nudez, por vezes tão oculta sob os tecidos do cotidiano. Vogel nos apresenta pessoas em situações corriqueiras com e sem roupa, na mesma situação e idêntica posição; e assim joga-nos a pergunta: sexualização resume-se a nudez? Vogel tem algumas palavras: “Amo apresentar nudez numa estética sem qualquer contexto sexual. Nem todo clique de nu deveria ser relacionado a sexualidade.” E assim ela tenta demonstrar como um corpo nu pode ser tão inofensivo quanto o mesmo corpo vestido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.