A livraria mais bonita do mundo: Selexyz Dominicanen Boekhandel

A igreja Dominicana original foi construída em 1294, cerca de 80 anos após São Domingos ter formado a Ordem dos Pregadores. O fechamento é geralmente creditado a Napoleão Bonaparte. Seu exército fechou o edifício durante a invasão de 1794, apesar do respeito de Napoleão e seu carisma com a religião católica, forma de manter a ordem social. A igreja não caiu em ruínas, mas passou os próximos dois séculos abandonada e negligenciada.

A imponente igreja dominicana do século XII foi restaurada, resultando num contraste incrível entre a estrutura gótica externa e a decoração interior moderna, um charme para poucos.

Hoje, a estrutura tem uma estante de três andares completa, com passarelas, escadas e elevadores. O arranjo atual foi projetado pelo escritório de arquitetura Amsterdam Merkx + Girod que ganhou o Lensvelt de Architect Interior Prize em 2007, por seu trabalho. O pessoal da Merkx + Girod escolheu estantes de aço preto e mobiliário moderno (incluindo uma mesa de leitura em forma de cruz), combinando com a abóbada da igreja, arcos ornamentados e afrescos decorativos.

Se na idade média a igreja foi o abrigo do conhecimento – sim, oprimiu pensadores independentes, mas mesmo assim abrigou alguns grandes pensadores – agora o templo localizado em Masstricht volta a ser local onde se tem aceso à cultura.

l5

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: