A biblioteca do Mosteiro Strahov , em Praga desempenhou um papel importante na história Checa. Existem cerca de 200 000 gravuras antigas, principalmente a partir do período entre a 16 th e 18 th século, cerca de 3000 manuscritos e 1500 primeiras impressões. Um dos itens mais preciosos é a Strahov Evangeliary do 9 º século , com estilo românico e decoração gótica. Há duas salas esplendidamente decoradas: o Teológico Municipal e da Philosophical Salão.
A origem das coleções na Biblioteca Strahov remonta ao 12 º século, quando o mosteiro Premonstratensian foi fundado lá. O desenvolvimento da biblioteca foi interrompido várias vezes ao longo dos séculos. Houve um grande incêndio em 1258, em seguida, ele foi danificado por guerreiros hussitas nos 15 th século. Tropas suecas invadiram Praga em 1648 e que levou muitos livros para a Suécia com eles.
Salões históricos da Biblioteca Strahov
Após a Guerra dos Trinta Anos, os livros coletados foram armazenados em um novo hall – o presente Teológico Municipal , construído em estilo barroco por Giovanni Domenico Orsi em 1679. A Biblioteca Strahov foi cuidadosamente mantida, assim as coleções permaneceram intactas durante centenas de anos. Por exemplo, foi proibido entrar na biblioteca com uma luz e ficar lá depois de 19:30. Havia livros também proibidos, mantidos em um lugar especial.
A Biblioteca Strahov ganhou muitos livros no 17 th e 18 th século, por isso precisava de um outro corredor para mantê-los. É por isso que o presente Philosophical Salão foi construída por Jan Ignaz Palliardi.
Convidados famosos da Biblioteca
A Biblioteca Strahov em Praga, foi importante para o Nacional Revival Checa e também se tornou conhecido em toda a Europa na virada dos 19 th século. Muitas personalidades importantes visitaram-na, por exemplo almirante senhor Horatio Nelson, em 1800, ou a esposa de Napoleão, Marie Louise, em 1812.
Ordens e congregações foram abolidas na Checoslováquia em 1950, após o golpe comunista. Muitos membros de ordens religiosas foram executados ou presos e suas propriedades foram confiscadas. A Biblioteca Strahov se tornou uma parte do Museu de Literatura Checa. No entanto, após a queda do comunismo em 1989, as coleções foram devolvidas à Ordem Premonstratensian no Mosteiro Strahov.
Quando visitar a Biblioteca Strahov
A Biblioteca Strahov em Praga está aberta ao público das nove horas às cinco horas todos os dias durante todo o ano, com exceção da 25 th dezembro e o Domingo de Páscoa. Não é possível levar livros para fora do mosteiro por causa de seu grande valor, mas você pode lê-los na sala de estudos e utilizar o catálogo de cartões. A taxa de entrada é de 80, – CZK .