Vincent Willen Van Gogh – nossa visita ao Museu e a casa onde viveu seus últimos dias em Auvers-sur-Oise, França.

Vincent Willen Van Gogh, chamado de “O pintor-louco-gênio-romântico-mutilado-pós-impressionista”, que nasceu e viveu boa parte de sua vida na Holanda e depois peregrinou pela França buscando inspiração e alívio para seu sofrimento interno. Em sua fase no Sul da França, na região de Arles, se destacam os quadros Café em Arles e Quarto em Arles, onde havia compartido com outro pintor e seu amigo, Paul Gauguin.

Van Gogh viveu seus 67 últimos dias em Auvers-sur-Oise, no norte da França.

1416218

Van Gogh viveu seus 67 últimos dias em Auvers-sur-Oise, onde pintou 80 telas, entre as quais: Campo de Trigo com Corvos, A Prefeitura de Auvers-sur-Oise e A igreja de Auvers-sur-Oise. Chegou a pintar mais de uma tela por dia. Também pintava à noite, sob a luz de velas.

 

Church at Auvers 1890 Van Gogh

Esta obra, quando Vincent a pintou, em 13 de junho de 1890, o dia estava maravilhoso.   Em carta ao seu irmão, ele descreveu a cena:

…este é um grande quadro da igreja do vilarejo – em um momento onde a construção adquiriu um tom violeta contra um céu azul profundo, as janelas com vitrais são manchas de azul, o telhado é violeta e com uma parte laranja. Na frente, um plano com ervas floridas e um pouco de areia ensolarada… (1).

detalhe-da-fachada-do-albergue-onde-viveu-van-gogh-em-auvers-na-franca-placa-indica-que-o-pintor-viveu-na-casa-e-morreu-em-29-de-julho-de-1890-1362516685566_783x522 A entrada da casa é pelo lado esquerdo.

fotosradio 003 Pensão onde se instalou por ser a mais barata do local.

dsc02250Quartinho de Van Gogh, ficava em cima da pensão.

Imagem 1486 Por essa janela entrava pouca luz.

.DSC00803.0Fizemos o caminho que ele percorria portando seu cavalete, telas e tintas.

dsc02258Essa escadinha está reproduzida num de seus quadros.

dsc_0389 A casa amarela.

Van Gogh continua nessa cidade, dormindo seu sono eterno e seu irmão Theo, repousa a seu lado. Visitamos o Cemitério da cidade e ficamos muito emocionados por estarmos perto de um gênio como ele.

IMG_0057

 

images

Mais algumas fotinhos que fiz no local.

No caminho até o cemitério estão a igreja, os campos de trigo e as casinhas de pedra com quase 500 anos que também chamam a atenção. Creio que são poucas as pessoas que incluem um roteiro como esse em suas viagens. Realmente, é um tipo de viagem que envolve mais paixão e admiração pelo artista mais que qualquer outra coisa.

Vincent vendeu apenas um quadro na vida, e barato… Sobreviveu e seguiu pintando graças a Theo ajuda do irmão Theo, que financiava seu trabalho. Em seus últimos dias, os mais sofridos, disse para seu irmão que “a tristeza será eterna”.

Theodore morreu em Utrecht na Holanda, mas, dois anos depois, seus restos foram levados para junto do irmão.

Outro lugar importante para visitar é a casa de Doutor Gachet, que dava assistência a Van Gogh e outros artistas como Cézanne e Renoir. E teria dito a Vincent para pintar febrilmente como forma de curar seus males.

Em Auvers-sur-Oise, ele alugou este quartinho por ser o mais barato que encontrou na região.

Como não tinha espaço no quarto, para pintar, pegava seu cavalete e andava até um lugar que o inspirasse. Depois o proprietário do Albergue cedeu-lhe seu estábulo para que ele guardasse suas telas até secarem.

Não é preciso pagar para visitar a Igreja ou Cemitério, apenas o quarto que Van Gogh habitou e que agora é um pequeno museu. O quarto fica em cima de um restaurante, assim como seu quarto em Arles, era normal na época. …

IMG_0066

Deixe uma resposta