Pão de queijo (para congelar)

Xícara de Chá

Pão de queijo 7IMG_1178 (2)Pão de queijo 8Pão de queijo 11

Achei que a receita de pão de queijo era ideal para postar agora no começo de ano. Nessa época de férias sempre tem muita gente em casa durante o dia e a praticidade de ter um lanche pronto que só precisa colocar no forno é essencial (mães entenderão).

De vez em quando eu posto algumas fotos no instagram (me segue lá!) fazendo pão de queijo para congelar e sempre me pedem a receita.

Como vocês sabem, eu estou morando fora do Brasil e nem sempre encontro pão de queijo congelado para vender por aqui. Meu marido e eu adoramos comer pão de queijo, então para suprir a falta do supermercado nós fazemos a nossa massa de pão de queijo em casa e deixamos pronta no congelador.

Cada receita rende mais ou menos uns 40 pães de queijo de tamanho médio. Ou seja, ela sai mais barato e é bem mais saudável que o pão de queijo congelado do supermercado (aquele que contém o aroma “idêntico ao natural” de queijo)

Obs. Essa receita é uma adaptação minha da receita da Carla Pernambuco que eu costumava fazer. A minha versão fica um pouco mais fácil de fazer e é mais saborosa porque leva mais queijo.

Obs 2. Nessa receita da foto eu usei uma mistura de outros queijos porque aqui não tem queijo minas curado, mas se eu pudesse usaria o queijo minas. Óbvio.

Pão de queijo 1Pão de queijo 2Pão de queijo 3Pão de queijo 4Pão de queijo 5Pão de queijo 9

INGREDIENTES

  • 500g de polvilho azedo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 100ml de água
  • 80ml de óleo
  • 180ml de leite integral
  • 2 ovos
  • 300g de queijo minas curado ralado

MODO DE PREPARO

Em um bowl misture o polvilho e o sal. Reserve.

Em uma panela coloque a água, o óleo e o leite. Assim que levantar fervura, derrame sobre o polvilho e vá mexendo com uma colher até ficar morno.

Adicione os ovos um de cada vez e continue mexendo com a colher. Quando conseguir tocar na massa, passe a mexer com a mão.

Incorpore o queijo ralado até ficar bem distribuído pela massa.

Prepare 2 formas forrando com papel alumínio. Faça as bolinhas com a massa (as minhas ficam um quase do tamanho de uma bola de ping pong) e coloque na assadeira. Não precisa deixar muito espaço entre as bolinhas porque elas vão para o congelador.

Leve as formas ao congelador por cerca de 4 horas, até a massa ficar completamente dura. Retire o pão de queijo congelado das formas e coloque em saquinhos ziplock. Volte ao congelador.

Quando for assar: pré-aqueça o forno a 200 graus (o forno demora mais ou menos 10 a 15 minutos para pré-aquecer). Quando o forno já estiver quente, retire o número desejado de pães de queijo do congelador e coloque sobre uma forma forrada com papel manteiga. Leve ao forno por 20 minutos. (O pão de queijo entra no forno congelado mesmo.)

Deixe uma resposta