Dunkelrestaurant – experiência única!

Dunkelrestaurant – uma experiência única

Uma das experiências mais interessantes é jantar em um restaurante totalmente nas escuras. Este é o conceito dos chamados Dunkelrestaurant (“restaurante escuro”) e  em Berlim existem dois restaurantes deste tipo, o unsicht-Bar que foi o primeiro restaurante deste tipo na Alemanha e o Nocti Vagus. Se você quiser uma experiência interessante e diferente enquanto estiver em Berlim, fica aqui esta dica.

No unsicht-Bar (o nome já é ótimo, muito criativo: pois unsichtbar significa invisível e ao mesmo tempo contém a palavra “bar”) é muito interessante. Quando o cliente chega, há um bar/recepção ainda iluminado e lá pode escolher uma bebida e o menu: existem cinco tipos diferentes de menu, que são vegetariano, com carne, com frago, com peixe/frutos do mar, e ainda o menu surpresa. Cada um tem 3 ou 4 pratos diferentes.

Depois as pessoas serão buscadas para serem conduzidas às suas mesas pelos garçons, que são cegos!! Isto mesmo, os garçons que trabalham lá são cegos. Faz sentido, eles vivem na escuridão e sabem se movimentar. Uma pessoa normal não consegue se movimentar lá dentro, pois acreditem, não exerga se vê um palmo à frente do nariz. Então, o garçom vem buscar os clientes e os conduz em fila – o garçom vai na frente e a primeira pessoa coloca as mãos nos ombros dele(a), a segunda pessoa se apóia na que está se guiando pelo garçom e assim por diante. E assim se chega até a mesa. E lá não se tem a menor noção de espaço – a gente ouve as pessoas conversando, mas não tem a mínima idéia se estão sentados em uma mesa à sua direita, esquerda ou se estão a um metro de distância.

Depois o garçom vai trazer a bebida que o cliente escolheu na entrada. Ele explica a disposição dos objetos na mesa fazendo uma analogia com os ponteiros do relógio (olha a foto abaixo), tipo, o copo está a 1 hora. E mais uma coisa, ele não serve a bebida,  ele trás a garrafa e o copo, diz onde estavam com a analogia dos ponteiros e deixa lá para a pessoa se servir! Mas como é que vai se saber se o copo já está cheio ou não se não enxerga-se nada? O que é mais fácil é colocar o  dedo na borda do copo, um pouco para dentro e ver se está cheio ou não. Quando sentir a bebida no dedo,   já é hora de parar de colocar, pois o copo já tinha sido enchido.

E mais um detalhe, você escolhe o menu, digamos com carne que tem 4 pratos. Então vai ser uma pequena entrada, sopa, prato principal e sobremesa. Só que no cardápio na entrada não diz exatamente do que é a sopa ou qual é a sobremesa. Só se sabe que o prato principal vai conter carne, mas o que acompanha ou exatamente como é, também não diz. Ao invés disto, para cada prato, há uma descrição bem subjetiva. Ou seja, a idéia que que agucemos o nosso paladar e enquanto comemos sem ver ou saber o que é, devemos sentir sabores e descobrir o que é e o que contém.

No final do jantar o garçom conduz de volta à entrada iluminada onde se paga a conta e daí recebe-se um cardápio onde tem descrito claramente o que era cada prato. Daí você pode saber se acertou o que supôs que estava comendo.

O unsicht-Bar está localizado em Mitte, na Gormannstr. 14.

O restaurante Nocti Vagus se diferencia pela programação de shows. Há, por exemplo, o jantar romântico, no qual as pessoas jantam na escuridão também, mas acompanhado pelas músicas românticas tocadas em um piano.  O Nocti Vagus fica na rua Saarbrücker Str. 36-38 (não muito longe do unsicht-Bar).

Deixe uma resposta