ESTILOSAS, conheçam a história de glamour e intrigas da Gucci.

 

Conheça a história de glamour e intrigas da Gucci.

O clã Gucci ©ReproduçãoEste é um ano importante para a marca, que comemora 90 anos de existência. A Casa Gucci nasceu em 1921 e foi fundada por Guccio Gucci, em Florença, na Itália. Como outras grandes marcas, a Gucci deu seus primeiros passos com a fabricação de peças de couro produzidas de forma artesanal pela família.

guccio-gucci-o-patriarca1Guccio Gucci em uma das primeiras lojas da grife ©Reprodução

Até os anos 70 e 80 a Gucci caminhou bem, mas as intrigas familiares que permeiam a história da marca  viveram seu ápice durante essa época. A história da marca é digna de roteiro de filme, com traições, ambições, intrigas familiares e até um assassinato. O último Gucci a dirigir a empresa foi Maurizio, que em 1983 substituiu seu pai Rodolfo e dispensou seu tio Aldo, ambos filhos de Guccio Gucci, o fundador. Aldo, inclusive, chegou a ser preso por sonegação de impostos. Maurizio foi assassinado em 1995 e sua  esposa, Patrizia Reggiani, foi acusada de contratar os assassinos de seu marido.  Tudo isso está detalhadamente contado no livro “Casa Gucci”,  de Sara Gay Forden, que relata a ascenção e a queda da família, mostrando os bastidores da construção da Gucci, do início até pouco depois da era Tom Ford.

maurizio-e-patriziaMaurizio Gucci e sua esposa, Patrizia, antes dos escândalos que terminaram em assassinato ©Reprodução

Depois de momentos de crise, prestes a decretar falência, a Gucci começou a viver uma nova época de sucesso,  quando Tom Ford assumiu a direção criativa da grife, em 1994. Tom renovou – e sexualizou – a imagem da marca e, através de uma estratégia muito bem definida, transformou seus acessórios em desejos absolutos de mulheres no mundo inteiro. Em 2005, o estilista, que também estava por trás da criação da YSL, deixou o Grupo Gucci por conta de um desentendimento em relação ao seu contrato.

campanha-de-1995-com-tom-ford-c3a0-frente-do-controle-criativo-da-gucciCom a modelo Amber Valetta, é a primeira campanha da marca sob direção de Tom Ford ©Reprodução

Publicações voltadas ao mundo dos negócios atribuíram boa colocação para a Gucci, posicionando-a entre as marcas que mais vendem no mundo, sendo a campeã de vendas da moda italiana. Hoje, a Gucci tem mais de 400 lojas espalhadas pelo mundo, além de vender seus produtos através de franqueados de luxo e através de seu e-commerce.

A estilista italiana Frida Giannini é a diretora criativa da casa e tem conseguido equilibrar doses certas de elegância, sensualidade e modernidade, além de inserir a marca no âmbito cultural, como o Gucci Award for Woman in Cinema, que foi lançado durante o último festival de Veneza.


guccio-gucci-o-patriarca1
gucci-inv-04

Deixe uma resposta