O trench coat, eu uso e adoro. E vocês ESTILOSAS, o que acham?

O trench coat de hoje é uma versão aprimorada da capa de chuva desenvolvida em 1879 por Thomas Burberry, criador da peça e da tradicional marca britânica. Se você ainda não conhece sua história, reconto aqui como foi o seu surgimento e ainda indico algumas formas de usá-lo. Em 1914, Thomas recebeu do governo inglês a missão de criar um casaco para os soldados usarem durante a Primeira Guerra. Ele então adicionou ao modelo original alguns recursos funcionais, tais como abas no peito para apoiar armas, martingales nos ombros para carregar o quepe e ajustes nos punhos para vedar o vento. Estes detalhes atenderam as necessidades do exército durante a guerra de trincheiras, nome pelo qual como ficou conhecida a Primeira Guerra Mundial e de onde surgiu o trench coat, que significa casaco das trincheiras. Desenvolvido para os militares, cada detalhe do trench coat evoluiu para servir a um propósito, elevando-o em relação aos trajes da época. As dragonas foram adicionadas para exibir as patentes dos oficiais, a aba sobreposta no peito oferecia maior proteção, enquanto o protetor contra chuva na parte superior das costas garantia que a água não entrasse em contato com o corpo. O interessante é que tais detalhes se mantém presentes até hoje na peça. No coração do trench coat da Burberry está o gabardine. Inventado por Thomas Burberry em 1879, o tecido impermeável revolucionou os casacos. O tecido recebeu tripla proteção contra a água, enquanto os espaços abertos na costura permitiam ventilação. Oferecendo proteção contra os climas mais extremos, o gabardine foi usado pelos primeiros exploradores dos polos e pelos pioneiros da aviação ao redor do globo. Atualmente, a cada temporada o trench ganha novas releituras. Seu tecido original divide espaço com texturas mais modernas, como o couro extrafino.

Burberry-Heritage-Trenchcoat-como-usar

Mais de 100 processos individuais devem ser completados para se confeccionar um trench coat. O mais elaborado deles é a costura à mão do colarinho, exclusiva da Burberry. Levando até um ano para aprender a técnica, o artesão deve fazer mais de 180 pequenas costuras no colarinho para criar uma curva fluida que se posiciona perfeitamente no contorno da gola.

Protegendo o trench coat dos elementos, o cinto é uma das marcas icônicas da peça e completa a sua silhueta exclusiva. O cinto possui quatro linhas de costura para mantê-lo firme e estruturado, enquanto as argolas em D de metal fazem referência a sua tradição e foram originalmente utilizadas para carregar equipamento militar.

Símbolo da marca, cada trench coat é forrado com o xadrez Burberry nas clássicas cores camel, marfim, vermelho e preto. Cuidadosamente confeccionado e cortado, o forro é costurado de forma a assegurar que o xadrez esteja simétrico. Cada linha do design permanece contínua, demonstando a excelência da alfaiataria Burberry no interior e exterior da peça. A partir de 2001, o xadrez utilizado se expandiu também para outras peças de vestuário, acessórios e perfumaria.

como usar trench coat

Como usar o trench coat

como usar trench coatApesar de ser uma peça originalmente masculina, o trench coat pode ser muito feminino. Por ser uma peça extremamente versátil, existem diversas maneiras de usá-lo, podendo que ele faça as vezes de casaco leve, vestido ou blazer.

Atemporal, esta é uma uma peça-chave no guarda-roupa de qualquer mulher e símbolo de elegância. Ideal para o tempo frio que está chegando, pode ser colocado sobre vestidos ou com calças, salto alto ou flats e ser usado fechado ou aberto.

Minha aposta: Trench coat bege clássico usado como vestido, meia calça preta escura e botas acima dos joelhos (as cuissardes, que estão super na moda) para finalizar.

E se você ainda não possui um, é hora de colocá-lo na sua wish list.

Informações: Burberry

Deixe uma resposta