GRAMADO. SERRA GAÚCHA.

Na semana passada estivemos degustando em dois restaurantes maravilhosos em Gramado..
Primeiro, vou falar de um que é novo, duas semanas após a inauguração, chama-se ORIGEM DO CACAU.
É muito limpo, bem atendido e vale a pena dar uma pausa e provar o que eles servem. Até deixei o endereço do Restaurante no Hotel onde nos hospedamos, para que façam a indicação. São três os proprietários: uma advogada do Rio de Janeiro que veio conhecer Gramado e se encantou com o lugar, voltou para o Rio, fez cursos, aperfeiçoou-se e voltou para abrir o restaurante com um casal de amigos. Gente, vale muito a pena ir até lá e comer com calma, beber um bom vinho, fazer degustação do que eles oferecem. Também vendem produtos muito especiais, na lojinha ao lado do Restaurante. Não percam. Eu amei. Qualquer dia posto as fotos.
O segundo Restaurante chama-se Saint Andrews, está dentro do Hotel do mesmo nome. O Chef André é muito educado e competente, descreve todos os pratos, um a um, como nos restaurantes cinco estrelas na Europa. Me senti em Paris. Comida dos deuses e vinhos e Champagne maravilhosos, de boas safras. O mordomo do hotel é muito polido e prestativo.
Noite maravilhosa em família! Depois vou postar as fotos das delícias e do Menú autografado pelo Chef. Sempre que jantamos num bom restaurante, peço o Menú autografado e se o Chef está ali, no momento, tiro uma foto com ele. Já é tradição minha. Tenho coleção de Cardápios autografados.

A Serra Gaúcha foi habitada, desde tempos imemoriais, pelos índios caigangues. Nos séculos XVIII e XIX a região de Gramado era desbravada por descendentes de açorianos, os chamados “tropeiros”, que utilizavam a região para o descanso do gado. Gramado foi desmembrado de Taquara e São Sebastião do Caí. Os primeiros moradores da região não eram elementos estrangeiros e teriam ali se estabelecido em 1875. Tempos após, em 1913, colonos descendentes de imigrantes alemães e italianos ali se estabeleceram, iniciando o povoamento. Sua denominação parece ter-se originado de um pequeno campo que ali havia e que servia de lugar de repouso. É sabido que Gramado é um município filho de Taquara e neto de Santo Antônio da Patrulha . “O movimento emancipacionista de  Nova Petrópolis  foi precipitado pelo fato de que Gramado desejava emancipar-se de Taquara e para garantir a população necessária, propôs anexar Linha Araripe, Linha Brasil e Linha Imperial”. A população destas linhas até já tinha assinado as linhas de adesão a Gramado, quando se iniciou o movimento emancipacionista de Nova Petrópolis, incentivada por São Sebastião do Caí. Da discussão, ficou com Gramado a parte já mencionada. Existem registros de quatro topônimos,  ao menos, anteriores ao nome “Gramado”. O município de Gramado foi criado pela Lei 2 522, de 15 de dezembro de 1.954,   após ser emancipado da cidade de Taquara. Localizado na Encosta Inferior do Nordeste, no Rio Grande do Sul, mais precisamente na Região das Hortênsias, Gramado dista 115 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre. Faz divisa com Caxias do Sul (ao norte), Três Coroas (ao sul), Canela (a leste), Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval (a oeste). O município é parte das bacias dos rios dos Sinos e Caí e é entrecortado por vários riachos, nascentes, cascatas e lagos, além de possuir uma vegetação ainda densa de araucárias e outras árvores nativas. Gramado foi colonizado principalmente por imigrantesalemães e italianos, mas em menor número, também foi colonizado por portugueses, sírios e libaneses.

Clima

O município de Gramado pertence a zona climática Cfb, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima úmido temperado. No verão, temperatura amena, em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.

Relevo

Gramado está localizado na Serra Gaúcha. Mais precisamente, na Região das Hortênsias. Possui um relevo bastante acidentado tendo sua área urbana localizada a 830 metros de altitude. A combinação deste relevo com a hidrografia abundante proporciona à Gramado diversas cascatas e vales.

Vegetação

A vegetação típica de Gramado é a mata de araucárias. Entretanto, nos locais mais baixos, encontramos também a mata atlântica.

Economia

Com uma economia voltada ao turismo (90% de sua receita é proveniente da atividade turística), a cidade recebe, anualmente, cerca de 6 milhões de turistas.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Turismo, os turistas de fora do país gastam, em média, 79 dólares estadunidenses por dia. O turista doméstico, 46 dólares estadunidenses por dia (dados da CVC).

Indústria

Atualmente existem mais de 100 indústrias no setor de móveis, 19 fábricas de chocolates, dezenas de malharias e outra centena de empresas que trabalham na construção civil – um dos setores mais rentáveis do município. A agroindústria também tem grande destaque na economia local, uma vez que emprega famílias inteiras – de imigrantes italianos e alemães em sua maioria – em mais de 70 empresas artesanais ou semiartesanais que produzem mel, geleia, vinho, queijo, graspa, pão caseiro e cuca.

Um detalhe da atividade econômica local é a utilização de matéria prima da própria região, como a madeira, o couro e os produtos coloniais. Mais de 300 artesãos fazem parte da associação municipal da classe, sendo que 100 famílias dependem exclusivamente desta atividade econômica.

Comércio

A cidade conta com diversas lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, chocolate caseiro, couros e peles, floriculturas, malharias, móveis, música, vestuário. Destacam-se também os restaurantes e bons hotéis.

Uma ideia sobre “GRAMADO. SERRA GAÚCHA.

Deixe uma resposta