Castelo de Vaux-le-Vicomte

vauxchandelles Vaux-le-Vicomte

Situado entre duas residências reais (Vincennes e Fontainebleau), o Castelo de Vaux-le-Vicomte (em francês Château de Vaux-le-Vicomte) fica a 61 km do centro de Paris e foi considerado na sua inauguração, em 1661, como o castelo mais bonito da França.

A história do Castelo de Vaux-le-Vicomte é intimamente ligada à de Versailles Construído no século XVII por Nicolas Fouquet, superintendente de Finanças de Louis XIV, a beleza do castelo impressionou profundamente a Corte francesa. Tão profundamente que, após o jantar de inauguração, servido em baixela de ouro e seguido por espetáculo de fogos de artifício e por uma peça inédita de Molière, o Rei o confiscou. Não satisfeito, o soberano contratou o arquiteto Louis Le Vau, o pintor Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre, que fizeram o Castelo de Vaux-le-Vicomte, para construir… Versailles!

O castelo de Vaux-le-Vicomte continua até hoje deixando maravilhados seus visitantes e servindo de cenário para o cinema. O palácio é atualmente a maior propriedade privada com o título de Monumento Histórico (em francês Monuments Historiques) na França e uma obra-prima da arte francesa.

Deixe uma resposta