Na Polônia, em Varsóvia, vimos….

DSC01688 DSC01689 DSC01690 DSC01692 DSC01693 DSC01695 DSC01696 DSC01697 DSC01699 DSC01700 DSC01701 DSC01702 DSC01705 DSC01708 DSC01709 DSC01711 DSC01712 DSC01713 DSC01714 DSC01715 DSC01716 DSC01717 DSC01719 DSC01720 DSC01722 DSC01723

O Castelo de Malbork foi construído pela Ordem Teutônica , após a conquista da Velha Prússia. Seu principal objetivo era fortalecer seu próprio controle da área em 1.274 com a supressão da Ordem do Grande Prussiano  Uprising,  das tribos bálticas . Sem documentos contemporâneos, sobrevive relativamente à sua construção e  as várias fases do Castelo foram elaboradas por meio do estudo da arquitetura e registros administrativos da Ordem e histórias posteriores. O trabalho durou até por volta de 1.300, sob os auspícios do Comandante Heinrich von Wilnowe.  O Castelo está localizado na margem sudeste do rio Nogat . Foi nomeado Marienburg, depois Santa Maria, padroeira da Ordem Religiosa. A Ordem tinha sido criada em Acre (atual Israel). Quando este último reduto das Cruzadas caiu para os árabes muçulmanos, a Ordem mudou sua sede para Veneza antes de chegar à Polônia. Malbork tornou-se mais importante no rescaldo da conquista dos Cavaleiros Teutônicos de Gdańsk (Danzig) e Pomerânia no centro administrativo, em 1.308. A Ordem foi transferida para Malbork de Elbląg (Elbing). O Grão Mestre dos Cavaleiros Teutônicos , Siegfried Von Feuchtwangen , que chegou em Malbork vindo de Veneza, comprometeu-se com a próxima fase da construção fortaleza. Em 1.309, na esteira da  perseguição papal à Ordem dos Templários houve a aquisição Teutonic de Danzig e Feuchtwangen realocou seu quartel-general para a parte prussiana da Ordem Monástica do Estado. Ele escolheu o local de Marienburg convenientemente localizado na margem do Nogat no Vístula Delta. Como a maioria das cidades da época, o novo centro foi dependente da água para o transporte. O Castelo foi ampliado várias vezes para abrigar o crescente número de cavaleiros. Logo, tornou-se o maior edifício gótico fortificado na Europa, em uma área de quase 21 hectares..O Castelo tem várias subdivisões e inúmeras camadas de muralhas defensivas. É composto de três castelos separados – o Alto, Médio e Baixo Castelos, separados por vários fossos secos e torres. O castelo já abrigou cerca de 3.000 “irmãos de armas”. As muralhas do Castelo ultraperiféricas incluem 21 hectares, quatro vezes a área fechada do Castelo de Windsor. A parte desenvolvida da propriedade designada como Património Mundial é de 18,038 ha (44,57 hectares). 

Vorburg com baluarte adicionado sob Hochmeister Heinrich von Plauen, do século 15.

Disposição de guerreiros de ferro no pátio.

A posição favorável do Castelo no rio Nogat permitia fácil acesso de barcaças e navios comerciais que chegavam do Vístula e do Mar Báltico . Durante o seu governo, os Cavaleiros Teutônicos eram recolhidos do rio, de navios de passagem, assim como  em outros Castelos ao longo dos rios. Eles controlavam o monopólio do comércio de âmbar. Quando a cidade se tornou um membro da Liga Hanseática , muitas reuniões hanseáticas foram realizadas lá. No verão de 1.410, o Castelo foi cercado após a derrota da Ordem pelos exércitos de Władysław II Jagiełło e Vytautas, o Grande (Witold) na Batalha de Grunwald . Heinrich von Plauen conduziu com sucesso a defesa no cerco de Marienburg (1.410) , durante o qual a cidade toda foi arrasada. Em 1.456, durante a guerra dos treze anos, a Ordem – enfrentando a oposição de suas cidades para aumentar os impostos e para pagar resgates por despesas associadas com as suas guerras contra o Reino da Polônia – já não podia geri-lo financeiramente. Enquanto isso, o polonês Geral Stibor de Poniec de Ostoja  levantou fundos de Danzig para uma nova campanha contra eles. Sabendo que os mercenários Bohemian da Ordem não tinha sido pagos, Stibor convenceu-os a sair. Ele reembolsou-os com o dinheiro arrecadado em Danzig. Após a saída dos mercenários, o Rei Casimir IV Jagiellon entrou triunfante no castelo, em 1.457 e, em maio, concedia  a Danzig vários privilégios em gratidão pela assistência da cidade e envolvimento nos Treze War’Anos (1.454-1.466) , bem como para os fundos recolhidos para os mercenários.

Torre WC ( dansker)

O prefeito da cidade em torno do Castelo, Bartholomäus Blume, resistiu as forças polonesas por mais três anos, mas os poloneses capturaram-no e o enforcaram em 1.460.  Um monumento a Blume foi erguido em 1.864.

Residência dos reis polacos.

Em 1.466 ambos, Castelo e cidade se tornaram parte da Prússia Real , uma província da Polônia. Serviu como uma das várias residências reais polacas, cumprindo essa função até as partições da Polônia em 1.772. Durante este período, o Castelo Alto serviu como fornecimento para o armazém do Castelo, enquanto o Grande Refeitório era um lugar para bailes, festas, e outros  eventos reais. Durante a Guerra dos Trinta Anos forças suecas ocuparam o castelo. Eles o invadiram e ocuparam-no, novamente , em 1.656-1.660.

Após as partições da Polônia.

Castelo em 1.890/1.905, durante o Império Alemão.

Após, a Prússia e o Império Russo fizeram a primeira partição da Polônia em 1.772 e a cidade tornou-se parte do Reino da Prússiaprovíncia da Prússia Ocidental . Naquela época, os funcionários usaram o Castelo bastante negligenciado, como um albergue e quartéis para o exército prussiano . Em 1.794 David Gilly , um arquiteto prussiano e chefe do Oberbaudepartement, fez um levantamento estrutural do Castelo, para decidir sobre a sua utilização ou demolição futura. O filho de Gilly, Friedrich Gilly, produziu várias gravuras do Castelo e sua arquitetura, que ele exibiu em Berlim e foram publicadas por Friedrich Frick de 1.799 a 1.803. Estas gravuras levou o público prussiano a “redescobrir” o Castelo e a história da Teutonic Knights. Johann Dominicus Fiorillo publicou outra edição das gravuras em 12 de Fevereiro de 1.803, também querendo incentivar o interesse público. Max von Schenkendorf criticou a desfiguração do castelo. Durante todo o período napoleônico, o exército usou o Castelo como um hospital e arsenal. Após a sexta coligação , o Castelo tornou-se um símbolo da história da Prússia e da consciência nacional. Theodor von Schön, Oberpräsident da Prússia Ocidental, em 1.816, iniciou a restauração do foi iniciada.  Em 1.910, a Academia Naval Mürwik em Flensburg, foi construída. O Marienburg foi um padrão para este novo Castelo Vermelho.  A restauração do Marienburg foi realizada em etapas, até a Segunda Guerra Mundial. Com a ascensão de Adolf Hitler ao poder no início de 1.930, os nazistas usaram o Castelo como um destino de peregrinações anuais, tanto da Juventude Hitlerista e a Liga das Moças Alemãs . O Castelo Teutonic em Marienburg serviu como um modelo para os Castelos do Terceiro Reich construídos no período de Hitler.  Em 1.945, durante a Segunda Guerra Mundial houve combate na área, mais de metade do Castelo foi destruído.

Após a Segunda Guerra Mundial.

Na término da guerra, a cidade de Marienburg (Malbork) e o Castelo tornaram-se, novamente, uma parte da Polônia. O Castelo foi reconstruído em sua maioria, com a restauração em curso desde 1.962 e após um incêndio em 1.959 que causou mais danos. A principal Catedral no Castelo, restaurado pouco antes da Segunda Guerra Mundial e, em seguida, destruído na batalha, ainda está em ruínas. No entanto, o Castelo de Malbork continua a ser o maior edifício de tijolos da Europa.

Castelo de Malbork
Imagem panorâmico do Castelo de Malbork do banco Northwestern do rio Nogat.

DSC01724 DSC01725 DSC01726 DSC01727 DSC01728 DSC01729 DSC01730 DSC01731 DSC01732 DSC01733 DSC01734 DSC01735 DSC01736 DSC01737 DSC01738 DSC01739 DSC01740 DSC01741 DSC01742 DSC01743 DSC01744 DSC01745 DSC01746 DSC01747 DSC01748 DSC01749  DSC01751 DSC01752 DSC01753 DSC01754 DSC01755 DSC01694

Deixe uma resposta