EXPOSIÇÃO TRAZ MODA POLITIZADA DE ZUZU ANGEL (AGORA NO RIO)

Em cartaz em São Paulo, a exposição do programa ‘Ocupação Zuzu’ conta a história da estilista mineira Zuleika Angel Jones, que apropriou-se de um meio até então voltado à elite, a moda feminina de luxo, como canal de protesto contra o sangrento período da ditadura militar. Enquanto na primeira década de sua carreira, a originalidade com a qual incorporava temas tipicamente brasileiros, como o cangaço, rendas e a exuberante natureza tropical, levou ao reconhecimento internacional do nome Zuzu Angel. Foi a partir de 1971 que, por conta do trágico assassinato de seu filho Stuart pelo regime autoritário, os temas leves e alegres deram lugar a protestos políticos.

Detalhe do ateliê de Zuzu Angel recriado.

Estampas Zuzu Angel / Foto André Seiti, Divulgação.

Na primeira sala da exposição, estampas florais coloridas, trajes leves confeccionados em tons claros e rendas, roupas e acessórios com estampas de anjinhos. Na segunda, trajes escuros decorados com crucifixos de metal, bordados mostrando canhões de guerra e quepes militares, e estampas de anjos sangrando. Tudo muito bem amarrado por documentos do acervo do Instituto Zuzu Angel (IZA), como artigos de revistas de moda e correspondências entre a estilista e nomes notáveis da época. O panorama de uma carreira produtiva, porém curta, que veio a ser interrompida em 1976, pela morte da estilista em um forjado acidente de carro, no Rio de Janeiro.

Além da exposição, o programa oferece também cursos e palestras sobre temas relacionados e oficinas infantis de técnicas básicas de corte e costura.

Roupas Zuzu Angel

Vestido bordado da coleção política. / Foto André Seiti, Divulgação

Ocupação Zuzu :
Paço Imperial

http://www.stylecity.com.br/pt_BR/2014/08/exposicao-zuzu-angel/

Deixe uma resposta